Emilie de Villeneuve

Emilie era a terceira filha de Louis de Villeneuve e Rose d’Avessens e nasceu em Toulouse, no sul da França, no dia 9 de março de 1811.

Os pais haviam escapado da Revolução de 1789 e construíram sua família sobre valores morais e cristãos, sem ostentações.

Infelizmente sua infância e adolescência foram marcadas pela morte precoce da mãe e da irmã, o que lhe forjou um caráter forte e discreto, de emoções sinceras, mas pouco dado a manifestações sentimentais. Com o correr dos anos e das constantes obrigações políticas do pai, ela passou a administrar o castelo da família, desenvolvendo um senso de organização e economia, e a dedicar-se mais aos pobres com quem tanto se preocupava.

Aos vinte anos, optou pelo desejo que lhe falava o coração: a vontade de ser totalmente de Deus. Sua família se opunha porque a realidade exigia seus préstimos na administração na propriedade. Em respeito ao pai, cumpriu o pedido ele lhe fez de que aguardasse quatro anos até sua decisão final, que pensasse melhor a respeito.

Surgiu nesse tempo, uma vontade ainda mais profunda de seu objetivo cristão: fundar uma família religiosa. Não imaginava a si como fundadora, porque seu maior desejo era ser uma humilde serva. Não foi assim que os céus a viram cumprir sua missão: em 1836, após um curto noviciado, Emilie de Villeneuve, com mais duas companheiras, fundou a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Era o dia 8 de dezembro.

Emilie tinha a Deus como fonte de toda verdade e de todo o bem e olhava o próximo dentro de sua fragilidade, o acolhia e o trazia junto dela. Sua espiritualidade cativava a todos. Em vista disso, para sua Congregação, fez outro voto: trabalhar pela salvação das almas.

Emilie morreu vítima de cólera no dia 2 de outubro de 1854. Morreu silenciosa e discretamente, assim como viveu. Ela foi a única vítima fatal.

Em 5 de julho de 2009, foi beatificada, após o reconhecimento oficial, por parte da Igreja, de um milagre realizado por sua intercessão, em favor de Binta Diaby, uma africana desenganada pelos médicos.

A cura da pequena Emily, uma menina de nome igual ao da Madre, foi seu segundo milagre - esse ocorrido em território brasileiro - e levou à canonização realizada numa cerimônia em Roma, celebrada pelo Papa Francisco. No dia 17 de maio de 2015, Jeanne Emilie de Villeneuve tornou-se Santa Emilie.

São ainda muitas as referências da força de seu carisma daqueles que a ela rogam uma saída às aflições. Emilie de Villeneuve é essa luz.

CONTATO

(11) 4148-9110

Agende sua visita!