História do Colégio

Um pouco da nossa história


OSr. Francisco de Paula Cintra tinha o sonho de construir um lar para abrigar meninas órfãs. Foi até o Carmelo, em Cotia, a fim de solicitar Irmãs que pudessem levar a obra adiante.
As Irmãs Carmelitas entraram em contato com as Irmãs da Imaculada Conceição de Castres e lhes propuseram assumir a obra desejada pelo Sr. Cintra.
Assim, em 11 de fevereiro de 1978, as Irmãs Azuis chegam ao município de Cofia e logo inauguram o "Lar Infantil Coração de Jesus".
Atendendo ao pedido de famílias que desejavam uma educação cristã para seus filhos, surge a ideia da construção de uma escola que responderia tanto ao interesse da população cofiara como ajudaria na manutenção do Lar, garantindo às crianças uma educação de princípios e de qualidade.
Para início desse segundo projeto, duas salas foram adaptadas no Lar Infantil para acolher os primeiros alunos.
Nesse mesmo ano, Madre Marie Anne Mangar constrói o Colégio Madre Iva, inaugurado em 30 de setembro de 1978.
O nome do Colégio é uma homenagem à Madre Saint Yves Poupon, de origem francesa, que veio para o Brasil — cidade Cuiabá-MT — em 1914, com o ideal de viver e transmitir o carisma e a espiritualidade de Emilie de Villeneuve.
Juntamente com outras irmãs, em 1941, já em São Paulo, começou a de expansão da Congregação para outros estados do Brasil, além de Mato Grosso.
Madre Iva faleceu em 26 de maio de 1974, aos 80 anos, tendo sido ícone de audaciosos empreendimentos na província brasileira. Eis o motivo pelo qual o Colégio leva o seu nome.
Celebrando mais de 40 anos de existência, o Colégio Madre Iva procura manter-se fiel ao Carisma Azul, sendo referência no Município de Cotia e região, como instituição que prima por uma educação em valores humanos, éticos e cristãos, com a missão de colaborar com a sociedade, formando cidadãos com capacidade crítica e reflexiva, construtores de sua própria história e da história de seu tempo.

CONTATO

(11) 4148-9110